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Quarentena também é hora de parar e pensar no seu bem estar


Os especialistas dizem que esta é, sem dúvidas, a maior crise do século. E mesmo que você não seja empresário ou não tenha sido infectado pelo COVID-19, você também será afetado. Contudo, é hora de aproveitar o tempo em casa para seu bem.

Estamos vivendo um período de muita informação, muito pânico, mas de pouca preocupação com nossa saúde mental. Por isso, mesmo que você sinta que é necessário ser produtivo, é muito importante saber que é preciso equilibrar seu tempo e simplesmente parar para respirar.

No artigo anterior, listei 12 instituições que disponibilizaram cursos gratuitos para você fazer durante a quarentena. Agora, faço questão de compartilhar 4 de atividades para você relaxar e tentar não surtar. Dá uma olhada:

Beba bastante água!

Todo mundo sabe que beber água é importante, mas você sabe o motivo?

Além de refrescar, deixar a pele bonita, auxiliar no funcionamento do intestino, colaborar para maior absorção dos nutrientes dos alimentos, desintoxicar e regular a temperatura do corpo, a água ajuda você a parar e respirar. Sim, ela te ajuda a controlar a ansiedade e evitar que você entre em colapso!

Neste vídeo, o Drauzio Valera fala sobre quanta água devemos tomar diariamente.

Alongue-se!

Mesmo que você não pratique nenhuma atividade física, alongar-se é necessário, principalmente se você está fazendo home office e pretende ficar horas e horas sentado na frente do computador.

O alongamento não só te protege de lesões e dores, como tem a função de acordar seu corpo e prepará-lo para o dia. Fora isso, ainda reduz tensões musculares, auxilia na coordenação motora, desenvolve consciência corporal e te deixa a vontade ao longo do dia.

Em poucos minutos você termina esta tarefa e fica o dia todo de bem com você e com seu corpo!

Medite!

Há 5 anos lido diariamente com um transtorno de ansiedade que, durante muito tempo, me rendeu as piores crises de pânico da minha vida. Uma das coisas, senão a principal, que me ajudaram a controlar minha ansiedade e literalmente não surtar foi a meditação.

Ainda tem gente que ache que meditação é coisa de “bicho-grilo”, gente “zen” mas a verdade é que ela é fundamental para mantermos nossa saúde mental em dia e não pirar em meio ao caos que estamos vivendo nas últimas semanas.

O tipo de meditação que me ajuda até hoje é a guiada, onde alguém te instrui a relaxar, não pensar em nada e apenas respirar através de um áudio calmo e confortável.

Neste vídeo você tem uma amostra do que é uma meditação guiada e pode fazer o teste. Mas ja aviso, não é fácil. Na primeira vez você vai se sentir meio bobo, na segunda ainda um pouco desconfortável, mas vai conseguir ver logo os benefícios na meditação guiada na sua rotina.

Também uso um aplicativo gratuito chamado MEDITE.SE para fazer minha rotina de relaxamento. Disponível para Android IOS.

Não faça absolutamente nada por pelo menos 30 minutos.

Sim, não faça absolutamente nada!

Você consegue listar TODAS as coisas que você realizou no dia de hoje? Provavelmente não. E sabe por quê ? Porque você faz muita coisa e nem percebe! Se você tiver filhos, então… xiii

Antes de dormir, tente tirar um tempinho para você fazer vários nadas: jogue um jogo bobo no celular, veja vídeos de gatinhos no YouTube, faça uma sessão de piadas do “tio do pavê” na sua cabeça… Ou seja: não faça nada de útil!

Depois de você passar tanto tempo realizando atividades, listando tarefas, seu cérebro (e todo o seu corpo) está cansado e precisa de um tempo para processar tudo o que aconteceu. Por isso, não se cobre para ser produtivo 100% do seu dia.

Há quem fale de “descanso ativo”, ócio criativo, mas eu ainda prefiro praticar os 30 minutos do nada e começar a minhar jornada de descanso.

Em um artigo de 2018, a BBC fala sobre como é importante não fazer nada para ser ainda mais produtivo. Se você não acredita em mim, então confira você mesmo. 😉

Clique aqui para ler.

Com essas dicas eu só posso desejar que você aproveite a quarentena para produzir, mas também saiba a hora de parar e pensar no seu bem estar.

Muita Saúde!

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Texto originalmente publicado no LinkedIn.

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