São Paulo, Viagens

Conhecendo o Museu da Imigração em São Paulo


Não é novidade para ninguém que o povo brasileiro nada mais é do que a mistura do mundo todo em um só lugar, a prova disso está no nosso dia-a-dia e podemos notar a influência de diferentes culturas em nossa comida, música, gírias e, inclusive, em nosso idioma. Mas nem todo mundo sabe como que esta mistura começou, por isso te convido para um passeio no Museu da Imigração

IMG_0394

Do ladinho da estação Bresser-Moóca, em São Paulo, está localizada a antiga Hospedaria de Imigrantes. Este espaço, inaugurado em 1887, era o principal abrigo para os mais de 2,5 milhões de imigrantes que chegaram ao Brasil com a promessa de uma vida melhor. Foram mais de 70 nacionalidades em 91 anos de funcionamento.

Além de um lugar para dormir, a Hospedaria era um espaço destinado para os primeiros cuidados dos recém chegados ao país. Lá havia uma central de serviços médicos, correios, posto policial, lavanderia, cozinha, refeitório e serviços odontológicos. No prédio também estava localizada a sede da Agência Oficial de Colonização e Trabalho.

Em 1978, a Hospedaria encerra suas atividades recebendo seu último grupo de imigrantes provenientes da Coreia. Desde 1993 o espaço vem sendo utilizado como arquivo de objetos e documentos que contam a trajetória do imigrante no Brasil e, a partir de 1998 passou a contar sua história como um memorial.

Depois de uma grande reforma, em 2014 o local foi reaberto e recebeu o nome de Museu da Imigração e conta com uma exposição permanente super moderna, bonita e interativa.

IMG_0274

IMG_0268

IMG_0265

IMG_0247

IMG_0241

IMG_0233

IMG_0230

IMG_0224

Fora isso, o Museu da Imigração é um dos lugares mais bonitos da zona leste de São Paulo. Ótimo para quem gosta de lugares calmos, com espaço para bater um bom papo e tirar ótimas fotos!

IMG_0318

Serviço

O Museu da Imigração fica aberto de terça a sábado, das 9 às 17 h e aos domingos das 10 ás 17 h, sua entrada custa R$ 6,00 e possui meia entrada – aos sábados a entrada é gratuita! Endereço: Rua Visconde de Parnaíba, 1316, Moóca, São Paulo/SP.

Para maiores informações acesse o site do museu.

Se você não é de São Paulo e quer ajuda para organizar sua viagem e também visitar este museu super bacana, não deixe de solicitar seu orçamento para mim: viagens@carolvayda.com.br

Postagem Anterior Próxima Postagem

Você Tambem vai gostar



Sem Comentários

Deixe um Comentário