Rio de Janeiro, Viagens

MANDINGA, A FESTA: FEBARJ E GRUPO DEMBAIA


Se você tem acompanhado minha aventura no Rio de Janeiro (aqui e aqui), sabe que visitei (e ainda tem muito mais para mostrar!) alguns dos principais pontos turísticos da cidade. Em um dos dias de turista, me deparei com um evento super legal, conheci pessoas incríveis e tive a oportunidade de assistir um espetáculo de dança e tambores africanos sensacional! Conheça a FEBARJ e o grupo DEMBAIA!

A FEBARJ E SUAS ATIVIDADES

A FEBARJ é a Federação dos Blocos Afro do Rio de Janeiro, e há muito tempo faz um trabalho de “retomada” da cultura local. Para quem não sabe, a Lapa boêmia, como conhecemos, nasceu através do ensaios dos blocos afro ás sextas-feiras e a FEBARJ a responsável por unir as associações e entidades de grupos afro e difundir esta cultura através de oficinas, festas e eventos direcionados.

A “Mandinga, a festa” foi exatamente assim: uma tarde com oficina de tambores africanos, um espetáculo de dança incrível e, depois, uma aula de dança mostrando mais sobre a experiência do grupo DEMBAIA.

Aliás, o grupo DEMBAIA desenvolve um trabalho de pesquisa sobre danças e músicas do oeste africano e é sensacional! Eles nasceram em 2014 e buscam a ideia de fazer tudo com amor, respeito, sensibilidade e reverência à sua ancestralidade. Prova disso é a tradução de seu nome: família!

As oficinas de percussão do Dembaia normalmente são ministradas por YANN VATHELET, um francês “arretado” que, desde 1998, pesquisa e estuda os mais diversos sons de origem africana. Ele já passou por Londres, Nova York, tocou com grandes nomes e hoje é um dos integrantes do espetáculo “MANDÉ”

Yann durante a oficina de tambores africanos na FEBARJ

Yann durante a oficina de tambores africanos na FEBARJ. Foto: DEMBAIA

O espetáculo “Mandé” é uma celebração das culturas brasileiras e afrodescendentes. Segundo eles, é “uma viagem pela cultura ancestral do oeste africano às terras brasileiras, um espetáculo com sotaque latino-americano e linguagem feminina, ancestral, sagrada e ritual onde a Mandinga dança e toca tambor!“. É uma grande festa de culturas e com muito amor envolvido!

Cena de Mandé

Cena de MANDÉ. Foto: Dembaia

Cena de Mandé e público na FEBARJ

Cena de Mandé e público na FEBARJ. Foto: Dembaia

Lá no canal tem uma breve compilação de como foi o dia – um pouco escuro porque a luz não ajudou muito, mas dá pra ter uma noção de como estava a energia da FEBARJ naquele dia!

Para saber mais sobre a FEBARJ e o grupo DEMBAIA, basta acessar seus perfis nas redes sociais e não perder nada da programação dos caras!

SERVIÇO

FEBARJ
Endereço: Av. Men de Sá, 73 – em frente aos arcos.
Facebook / Site

GRUPO DEMBAIA
Contato: dembaia.mandinga@gmail.com
Facebook 

 

 

E não deixe de seguir o blog nas redes sociais. Ahh, o canal no YouTube está bombando!! <3
INSTAGRAM | FACEBOOK | YOUTUBE |

Postagem Anterior Próxima Postagem

Você Tambem vai gostar



2 Comentários

  • Reply Fernanda Rodrigues 17 de dezembro de 2016 at 12:19

    Acho lindo essa retomada cultural que alguns grupos promovem. Acho que além de ser uma atividade gostosa, é um reconhecimento dos nossos ancestrais.
    Queria que tive mais grupos assim, que retomassem não apenas a cultura africana, mas também a indígena!
    Seria demais.

    Beijos,

    • Reply Carol Vayda 17 de dezembro de 2016 at 15:32

      Existem muitos grupos, até aqui em São Paulo, mas não é um tipo de trabalho que gera muita atenção. Acho louvável este tipo de iniciativa e sempre que puder darei espaço! <3

    Deixe um Comentário