De tudo um pouco

Coletor Menstrual: conheça a liberdade!


Cerca de um ano atrás fui intimada por uma amiga à comprar um coletor menstrual e me ver livro do sofrimento do absorvente interno. Olha, me arrependo de não ter adquirido um antes.

Para quem não conhece, coletor menstrual é o nome dado para um copinho que você usa para, claro, coletar o sangue da sua menstruação. Ele normalmente é feito de silicone medicinal e pode ser reutilizado – dependendo da marca e da forma de utilização – por mais de 3 anos.

Jout Jout aprovou!

Jout Jout aprovou!

Quando comprei o meu, os valores não eram muito convidativos, entretanto a possibilidade de viver durante o ciclo menstrual me fez tirar o escorpião do bolso e adquirir uma unidade. Viver? Sim! Utilizando o coletor você pode ir à praia, andar de bike, sair pra dançar o tchan e aproveitar alguns bons momentos sem ficar se preocupando com a possibilidade de ter que trocar de absorvente.

A maior parte das marcas recomenda a retirada do coletor em um período de até 12 horas, devido a possibilidade de proliferação de fungos e bactérias, entretanto você precisa avaliar o seu fluxo ao longo do seu ciclo e determinar um tempo médio de trocas.

Aliás, autoconhecimento é uma das vantagens de utilizar um coletor menstrual. Normalmente, quando utilizamos os absorventes descartáveis externos, não conseguimos analisar bem a quantidade de sangue. Já com o coletor, você tem uma percepção muito maior de como sua menstruação funciona, já que você vê exatamente aquilo que saiu de seu corpo.

ECA, QUE NOJO!

Toda vez que falo sobre o uso de coletor, sempre tem uma zé roela para dizer que é nojento. Amiga, se você tem nojo do SEU CORPO, talvez você precise buscar a ajuda um profissional da saúde mental para colocar sua vida nos eixos! Mas não, não é nojento.

Sabe aquele cheiro característico da menstruação? Então, ele se dá devido ao contato do sangue com o ar. Como o coletor não fica exposto, este cheirinho ruim simplesmente desaparece. Fora que, a higienização do coletor, garante que você está inserindo no seu corpo algo totalmente limpo, diferente destes absorventes produzidos pela indústria.

Você não precisa ter contato com o conteúdo do coletor. Claro, assim como com um absorvente interno, na hora de tirar pode ser que você suje os dedos, mas até aí – se você for dessas – pode colocar uma luvinha (NÃO FAÇA ISSO, PÁRE DE NEURA, MULHER!!!)

Eis o coletor

Eis o coletor

COMO USAR

A utilização é muito simples, basta dobrar – e são várias opções que você terá que testar e saber qual é a mais indicada para seu corpo – encontrar uma posição confortável e encaixá-lo no interior da sua vagina.

O vídeo abaixo explica bonitinho como você deverá fazer.

HIGIENIZAÇÃO

Cada marca indica um procedimento, entretanto a maioria deles indica lavar com água e sabão e ferver por alguns minutos antes de utilizar.

Ahhh, mas e se cair no vaso sanitário, eu preciso jogar fora? Depende da orientação da sua marca. Aconteceu comigo e, segundo orientações da Inciclo – marca que escolhi para chamar de minha – é recomendado lavar com água sanitária diluída em água e deixar de molho em água oxigenada de 5 a 7 horas; depois é só ferver por 5 minutos em 500ml de água e uma colher de bicarbonato de sódio e prontinho!

PRÓS E CONTRAS

Ao meu singelo ponto de vista, os prós superam os contras. Entretanto vale a pena expô-los:

Contras

  • É caro. Um coletor de alta qualidade pode chegar até a R$ 90,00. Existem alguns com preços mais acessíveis, mas com uma usabilidade menor;
  • Na fase de adaptação costuma dar um pouquinho de cólica – pelo menos aconteceu comigo e algumas amigas, mas passou rapidinho;
  • Você pode apanhar um pouco para colocá-lo nas primeiras vezes;
  • Quem tem unhas grandes pode se arranhar todinha;
  • Não é confortável esvaziá-lo fora de casa. Até dá, mas requer um pouco de planejamento, como levar uma garrafinha de água para a cabine do banheiro público, por exemplo;
  • Não é recomendado para quem tem tendência a infecções urinárias.

Prós

  • Você não precisa comprar e descartar o tempo todo. É super amigo do meio ambiente;
  • Cuidando direitinho, pode durar por até 10 anos;
  • É flexível e cabe em qualquer lugar;
  • Pode nadar, dançar, sentar em qualquer lugar, usar calça branca, vestido, saia, praticar esportes ou simplesmente não fazer nada. O coletor te dá muito mais liberdade do que o absorvente descartável;
  • Pode esvaziado no banho;
  • Não interfere na lubrificação vaginal e nem em seu ph;
  • Pode dormir com ele.

Bom, acho que deu para ter noção de como o coletor é só amorzinho, né?

Cup lovers

Cup lovers

SERVIÇO

InCiclo: vem em dois tamanhos.

Me Luna: vem em vários tipos de haste: simples ou circular, por exemplo.

Mooncup: vem em dois tamanhos. Tem fornecedores no Brasil.

Holycup: tem três tamanhos e guia on-line que ensina a escolher qual seria o melhor para a cliente.

Ladycup: vem em 15 cores e dois tamanhos.

Já utiliza coletor ou tem curiosidade? Conhece alguém que é cup lover? Não deixe de comentar e contar sua experiência.

 

Me siga nas redes sociais:

INSTAGRAM | FACEBOOK | YOUTUBE |

 

 

Postagem Anterior Próxima Postagem

Você Tambem vai gostar



2 Comentários

  • Reply Ana Alice 19 de agosto de 2016 at 15:45

    Conheci esse amorzinho na internet um tempinho atras e me apaixonei perdidamente! Não só pela liberdade que ele proporciona mas também por ser amigo do meio ambiente! Poreeeeeem… Minha mãe não deixou porque sou virgem e diz ela que é anti higiênico (Pô mãe! Que fora!). Mas pretendo comprar um sim!
    Boa ideia fazer o post! As mulheres precisam ter mais acesso a esse tipo de informação! Imagina o quanto a natureza vai ser poupada! E o quanto isso melhora na vida da mulher!

    • Reply Carol Vayda 20 de agosto de 2016 at 15:01

      Essa ideia de que virgindade é apenas o himem é tensa demais! Mas mostra este post pra ela, quem sabe ela não enxerga o coletor com outros olhos? ?

    Deixe um Comentário