MEU TRAMPO+

6 coisas que aprendi trabalhando home office

20 de janeiro de 2020

Há pouco mais de dois anos eu realizei o sonho do home office próprio e nunca fui tão feliz!

Durante anos trabalhei em agências de viagens e intercâmbio e, todas, sempre muito longe da minha casa. Foram anos pegando trânsito, chuva, deixando de viver momentos, odiando minhas escolhas profissionais, sem ter rotina… e quando o convite para trabalhar remotamente surgiu, parecia até mentira!

Sempre imaginei que trabalhar de casa seria ]uma eterna festa na casa da vó: sem regras, sem horários, apenas funções a serem cumpridas e ponto. Mas não contava que fazer home office seria o maior desafio da minha vida e, com isso, aprendi 6 coisas que valem muito a pena serem compartilhadas.

1 – Você vai trabalhar muito mais do que imaginava.

Estar em casa definitivamente não significa que a vida será mansa.

Quando fui contratada para trabalhar na minha empresa atual, o combinado era ter um horário determinado, três metas (duas trimestrais e uma anual), algumas reuniões e – pelo menos – quatro canais online de atendimento aos clientes. Mesmo com uma rotina mais enxuta do que nas agências de viagens que trabalhei, o fluxo de trabalho era pelo menos três vezes maior do que o que estava acostumada e achei que não fosse dar conta.

Atualmente, boa parte das empresas que optam por trabalhar com colaboradores home based, fazem isso para diminuir suas despesas e, muitas delas, acabam direcionando essas economias para divulgação de seus produtos, por exemplo. E foi isso que aconteceu com a empresa que trabalho: menos custos com pessoal + mais investimento em publicidade e marketing = muito trabalho pela frente!

2 – Você vai precisar se organizar

Demorei pelo menos três meses para pegar o ritmo do home office. Tentei de todas as formas implementar a mesma rotina que tinha quando trabalhava fisicamente e falhei miseravelmente em todas elas. Até que percebi que precisaria criar uma rotina nova de trabalho.

Comecei criando uma rotina de atendimento (do momento que recebo os contatos dos meus clientes pelo CRM, até o retorno deles para o Brasil), outra para a parte administrativa (reuniões, financeiro, treinamentos, etc..) e, por fim, uma rotina pessoal (horário para almoçar, pausa para o café e uma pausa estratégica para não surtar).

O bloquinho de papel e a caneta foram companheiros fundamentais para administrar essa nova rotina e não me perder no meio de toda essa novidade.

Algumas rotinas são fixas, outras mudaram completamente de acordo com o tempo. Mas o importante foi (e é) criá-las pensando em otimizar sua vida e não atrapalhar ainda mais.

3 – As vezes reuniões desnecessárias são muito necessárias

Você vai trabalhar sozinho. E o que pode parecer incrível nos primeiros meses, com o passar do tempo, passa a ser mais depressivo do que imaginava. Quando este momento chegar, você vai agradecer por aquela reunião que poderia ter sido um email acontecer!

Até o inicio deste ano eu não entendia a razão de ter uma reunião individual por semana, além das reuniões mensais com o time Brasil e outra com o time de outros países. Daí percebi que minhas reuniões individuais eram mais do que cobrança de metas, ou para falar de obrigações. Elas serviam muito mais para que minha relação com meu chefe ficasse mais estreita e que ele pudesse perceber se estava tudo bem comigo ou não. Tanto que não me lembro da última vez que ele começou qualquer assunto sobre trabalho nessas reuniões.

Obviamente que reunião em excesso acabam com qualquer rotina e fluxo de trabalho. Mas quando as tiver, aproveite! Elas serão uma das formas de mostrar que você faz parte de uma equipe e que é extremamente necessário para o desenvolvimento dela.

4 – Podcasts serão seus maiores aliados

Eu não sei vocês, mas ouvir música no horário de trabalho me tira completamente o foco. Até tentei aquelas playlists instrumentais, mas não rolou. Até o dia que fui apresentada ao submundo dos podcasts e nunca mais saí dele!

Além de me interar do que está acontecendo por aí, tenho a impressão que estou em um ambiente com outras pessoas. Isso ajuda a me concentrar melhor e ter novos insights.

Para momentos mais densos de trabalho, gosto de ouvir podcasts longos de notícias, História, Marketing e até Empreendedorismo. Já para os mais leves, a opção é sempre aqueles podcasts que me fazem rir.

Ah, use fone de ouvidos para não dispersar!

5 – Habilidades novas surgirão

No melhor do “te vira, linda!”, você vai se ver obrigado a aprender novas habilidades. Seja tomar decisões, pensar em como resolver determinados conflitos ou, até mesmo, vai precisar estudar determinados assuntos para suprir suas necessidades.

Por mais que a empresa que você trabalhe te dê toda a assistência, tem horas que você não vai ter a prioridade que necessita. Por isso, não se assuste quando você perceber que está se tornando referência entre sua equipe. 😉

6 – Feedback: seu novo melhor amigo

As vezes, quando trabalhamos remotamente, temos a impressão de não pertencer a um time, de estar por fora do que está acontecendo na empresa e, até a impressão de não ser tão necessário assim. Por isso, ter um bom feedback do seu superior imediato pode ser o remédio para aumentar sua autoestima profissional.

A semana passada recebi meu feedback anual e foi uma das melhores reuniões que tive! Descobri que não só fazia parte da equipe, como era admirada pelo meu chefe. Isso me fez repensar organicamente tudo o que posso fazer para que no ano seguinte este retorno seja ainda melhor!

feedback é mais do que uma avaliação de um chefe para um colaborador. Ele serve para entendermos o que esperar da empresa, como melhorar e, também, para dar nossa opinião sobre tudo que pode ser melhorado.

Se seu superior imediato não tem o hábito do feedback, peça, cobre. Esta vai ser a melhor oportunidade de você fazer a diferença!

Existem muitos prós em fazer home office, assim como outros inúmeros contras. Faça este balanço e analise se vale a pena dar este passso. Ele pode ser um divisor de águas na sua carreira!

Não se esqueça de seguir o blog nas redes sociais.
Facebook | Instagram | YouTube

    Deixe uma Resposta

    Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.